A prefeitura de Campinas cancelou a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos, que deveria acontecer em agosto deste ano. A decisão foi tomada após o Ministério da Saúde suspender a entrega das doses, depois que o laboratório responsável informar que enfrenta problemas técnicos para a distribuição. Deste modo, o Governo Federal optou por priorizar locais em que há mais risco de contágio da doença, como os estados do nordeste e aqueles que fazem fronteira com a Bolívia.
A Unidade de Vigilância em Zoonoses de Campinas, alertou sobre a necessidade de manter em dia a vacina contra a raiva em cães e gatos. Somente no ano passado foram encontrados 43 morcegos positivos para raiva. Em 2019, foram dois. Os registros mais recentes aconteceram no distrito de Barão Geraldo, Vale das Garças, Vila Padre Anchieta, Vila Industrial e Jardim Garcia. De todo modo, a secretaria de saúde de Campinas entende que o cancelamento da campanha não oferece riscos para a população. Isso porque na cidade o vírus circula apenas em morcegos, como explica a diretora do Devisa, Andrea Von Zuben.
De todo modo, a secretaria de saúde de Campinas orienta que as pessoas vacinem seus animais contra a raiva. A Unidade de Vigilância em Zoonoses vacina os animais na rotina por meio de agendamento. O interessado deve entrar em contato por telefone, no número 3245-1219.