O governo de São Paulo anunciou a criação de 200 novas turmas de seis cursos técnicos mantidos pelo Fundo Social. As cidades da RMC serão beneficiadas pelo programa, como afirmou a primeira dama do estado e presidente do Fundo, Bia Doria, que esteve em Campinas nesta segunda-feira, em um encontro com representantes de toda a região. Os novos cursos oferecidos, com duração de dois meses, são moda, estética, bioconstrução, informática, borracharia e gastronomia.
As novas turmas serão implantadas na medida em que os municípios forem formalizando as parcerias com escolas técnicas, como o Centro Paula Souza. Entre as principais funções do Fundo Social estão a qualificação da mão-de-obra e capacitação profissional e a captação de recursos para melhorar a infraestrutura e os serviços prestados pela rede de escolas profissionalizantes, que estarão cada vez mais alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Segundo o presidente executivo do Fundo Social de São Paulo, Filipe Sabará, os estudantes que concluírem todas as etapas do curso se credenciam a receber um crédito de até R$ 20 mil concedido pelo Banco do Povo. A presidente do Fundo Social e primeira dama paulista, Bia Doria, ressaltou a importância do programa oferecido na capacitação de mão de obra e na criação de vagas de trabalho nos municípios.