A Câmara de Campinas criou uma Comissão de Representação para buscar uma solução sobre a falta de medicamentos nas Farmácias de Alto Custo da cidade. Segundo o autor do pedido, o presidente da Comissão Permanente de Política Social e Saúde, vereador Pedro Tourinho, do PT, a proposta é entrar diretamente em contato com a Secretária Estadual de Saúde, com a Diretoria Regional de Saúde e com as superintendências das Farmácias de Alto Custo de para encontrar formas de minimizar os efeitos da falta de medicamentos.
Durante a reunião foram sorteados os vereadores Paulo Haddad, do Cidadania, Jorge da Farmácia, do PSDB, Filipe Marchesi, do PL e Campos Filho, do DEM, que vão compor a Comissão de Representação. A situação da Farmácia de Alto Custo vem preocupando a população de Campinas. Ainda nesta semana, a reportagem da CBN Campinas registrou a falta de um composto utilizado na alimentação de crianças que tem alergia ao leite. Além disso, Campinas e outras cidades da região convivem com a falta da vacina pentavalente na rede pública.
As doses que devem ser tomadas a partir dos dois meses de vida para imunização de doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza estão em falta. A dose na rede particular custa em torno de R$ 400. De acordo com o vereador Pedro Tourinho, é preciso que as autoridades ligadas à área de saúde busquem alternativas para o problema crônico da falta de medicamentos. Antes de iniciar os questionamentos, a Comissão de Representação terá ainda que definir o relator e o calendário das atividades.