A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas confirmou nesta sexta-feira, 20, o quarto caso de infecção pelo novo coronavírus na cidade. A paciente é uma mulher de 66 anos. Os sintomas tiveram início em 13 de março. Ela está em isolamento domiciliar e passa bem. A paciente não tem histórico de viagens recentes. As pessoas que entraram em contato com ela estão sendo monitoradas. Na manhã desta sexta-feira 192 casos encontravam-se em investigação no município. Outros 39 haviam sido descartados.
Os outros três casos confirmados em Campinas são de uma jovem que contraiu a doença na Bahia e teve o exame positivo em 13 de março; de uma mulher de 48 anos, que voltou de viagem da Europa em 8 de março e teve o caso confirmado em 16 de março; e de uma mulher de 37 anos, que viajou para o Canadá e teve o caso informado na quarta-feira, dia 18 de março. As pacientes com covid-19 estão clinicamente bem, segundo a Secretaria de Saúde.
O Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, descartou já decretar o fechamento do comércio, mas ressaltou que algumas medidas de prevenção precisam ser tomadas. “Por enquanto não. Estou trabalhando orientado por duas entidades sanitárias de bastante competência, então não farei esse decreto hoje. Estamos pedindo para comerciantes reduzirem horários de funcionamento, façam alternância de funcionário, reduzam a circulação. Por ora não há esse decreto, mas segunda-feira, 23, faremos uma nova avaliação. Todas as medidas estão sendo tomadas com senso de urgência e com orientação correta”.