CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Globalização terá novos parâmetros após o covid-2019

O absurdo crescimento chinês no PIB global, que de acordo com o Banco Mundial saltou de 5% em 1990 para mais de 20% em anos recentes, indicam a insustentável dependência

Globalização terá novos parâmetros após o covid-2019
Foto: Flávio Botelho/ Arquivo CBN

O absurdo crescimento chinês no PIB global, que de acordo com o Banco Mundial saltou de 5% em 1990 para mais de 20% em anos recentes, indicam a insustentável dependência econômica do globo em face da China. Para o advogado Cássio Faedo, especialista em relações internacionais da Faculdade Getúlio Vargas, trata-se de uma uma dependência que deve ser repensada imediatamente, nesta época de covid-19. Na opinião dele, o dumping praticado pela China nas últimas décadas, em conjunto com o sistema global e políticas cambiais chinesas, desequilibrou toda a cadeia produtiva.

As grandes corporações mundiais não hesitaram em instalar unidades fabris na China e demais países periféricos em razão do baixo salário e da legislação trabalhista chinesa que impõe, por exemplo, férias anuais de apenas cinco dias por ano. Atualmente, em que pese a mesma legislação determinar jornada de 8 horas, é comum que o trabalhador chinês realize jornadas de até 12 horas ou mais.

Para o especialista em relações internacionais da FGV, Cássio Faedo, o golpe chinês deu certo e proporcionou um crescimento espetacular às custas em grande parte dos empregos ocidentais. Em sua opinião, a globalização terá novos parâmetros após o covid-2019 e as economias de mercado e indústrias terão que repensar a sua colocação, pois não é a primeira vez que o balanceamento produtivo no mundo leva a um agravamento da situação econômica.

No Brasil, o grande gargalo é a falta de formação técnica educacional e esse problema pode ser resolvido com a vontade política. O trabalho será árduo e não vai ocorrer de uma hora para outra. Para o especialista em relações internacionais da FGV, a crise econômica mundial provocada pelo novo coronavírus pegou o Brasil em um momento muito ruim e é difícil dizer o quanto tempo irá demorar.

Conteúdos