As agências do Poupatempo adotaram medidas de prevenção ao coronavírus, mas os usuários acreditam que as ações poderiam ser melhor estruturadas. A psicóloga Marina Aguiar esteve na agência do Campinas Shopping nesta segunda-feira, 16. Ela explicou que viu apenas alguns cartazes com informações sobre a doença. “Eu vi informações sobre como se prevenir, mas não tinha nada de álcool gel”, disse. Apesar da psicologa, Marina Aguiar, ter informado não ter visto álcool gel, há sim um recipiente instalado logo na entrada para ser utilizado pelos usuários da unidade.
A economista, Cristiane Rudy, também esteve na mesma agência, usou o álcool gel, mas, em sua opinião falta informações mais precisas, pois, o local estava cheio de pessoas de diferentes idades, inclusive com muitos idosos que são os mais vulneráveis ao coronavírus. “O que eu percebi é que tem o álcool gel ali na parede, mas não tem nenhum outro tipo de informação. Parece que não está acontecendo nada”, disse.
Na agência central do Poupatempo, localizada na Avenida Francisco Glicério, há alguns cartazes pequenos fixados em diferentes pontos. No sanitário tinha sabonete líquido e secador de mãos a vapor. Logo na entrada da agência havia também um recipiente com álcool gel fixado na parede. O produto não foi notado pela auxiliar de limpeza, Maria de Nazaré. “Eu não vi nada. Entrei correndo e não percebi informação em lugar nenhum”.
No Agiliza Campinas de Barão Geraldo, onde há um posto do Poupatempo, os cartazes com informações são bem mais distribuídos. No banheiro havia sabonete líquido para lavar as mãos e recipientes vazios de álcool gel. O aposentado Flávio Ricardo esteve no local e elogiou o que presenciou. “Pessoal está atendendo bem, mantendo uma distância e o ambiente está bem limpo”, disse. Já no Agiliza Campinas do Spázio Shopping Ouro Verde, há alguns cartazes informado sobre como se prevenir. O comerciante Carlos Henrique, esteve no local e não viu álcool gel nem mesmo com os funcionários. “Na recepção não tinha álcool gel, somente alguns informativos”.
Em resposta a reportagem, a Prodesp, empresa responsável pela gestão do Programa Poupatempo, explicou que segue os protocolos oficiais para zelar pela saúde dos seus colaboradores e da população que busca pelos serviços públicos oferecidos nas 76 unidades unidade no Estado. Entre as medidas preventivas está a instalação de cartazes informativos em todos os postos com o guia de prevenção e proteção da doença. Além disso, as unidades também disponibilizam em suas dependências álcool gel. Por enquanto, de acordo com os protocolos oficiais, não há recomendação para uso de máscaras. A Prodesp reforçou junto aos postos de atendimento as orientações sobre a limpeza das instalações e determinou a adoção de medidas de prevenção como os cuidados básicos de higienização das mãos e a disponibilização de álcool gel em todas as unidades, tanto para os cidadãos quanto para os funcionários.