CBN Campinas 99,1 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

O letrista Bernardo Vilhena que já trabalhou com Lulu Santos, Ritchie e Lobão

O rock Brasil dos anos 80 teve como grande marca a ótima qualidade dos seus compositores . E um poeta, escritor e letrista contribuiu e muito com este panorama .

O letrista Bernardo Vilhena que já trabalhou com Lulu Santos, Ritchie e Lobão
O rock Brasil dos anos 80 teve como grande marca a ótima  qualidade  dos  seus compositores   . E  um poeta, escritor  e letrista  contribuiu e muito com este panorama . Bernardo Vilhena com mais  430 músicas publicadas que se transformaram em vários sucessos  …  ele lançou  a sua primeira canção  em 1980 ao lado de […]

O rock Brasil dos anos 80 teve como grande marca a ótima  qualidade  dos  seus compositores   . E  um poeta, escritor  e letrista  contribuiu e muito com este panorama . Bernardo Vilhena com mais  430 músicas publicadas que se transformaram em vários sucessos  …  ele lançou  a sua primeira canção  em 1980 ao lado de Lulu Santos  que iniciava a sua carreia  agora como artista solo com a  gravação Gosto de Batom.

Bernardo Torres de Vilhena nasceu no Rio de Janeiro em 1949  e logo   se tornou fã  dos poetas Ferreira Gullar  com o seu legado para o teatro e Vinicius de Mores  com forte inclinação para  música. Em meio aos seus ídolos Vilhena aos 18 anos    transformou a  garagem da casa  de sua namora no seu refugio com uma pequena mesa, maquina e escrever e as paredes forradas com pôsters de bandas de rock, aonde escrevia os seus primeiros versos.

Na década de 70    Vilhena fez parte do   Nuvem Cigana,  um coletivo desenvolvido por  poetas, arquitetos, artistas visuais, músicos e jornalistas .  Ao lado de nomes como  Ronaldo Bastos , Chacal, Dionísio de Oliveira  …  entre outros   com as suas apresentações performáticas  que serviram  de alicerce para vários movimentos culturais além de ajudar a promover uma geração de artistas que consolidou   o   rock Brasil dos anos 80.

Junto com o cantor e compositor inglês  Ritchie, Bernado Vilhena assinou mais de 34 composições   sendo  a  canção Menina Veneno  como o carro chefe dessa parceria , composição que está presente no  álbum Vôo do Coração de  1983. Os números entorno de Menina Veneno impressionam  ela foi a música  mais tocada nas rádios do Brasil o compacto teve 500 mil cópias vendidas e o lp atingiu em vendas a robusta marca de 700 mil cópias.

E também ao longo dos anos 80 com a consolidação do rock brasileiro  outra parceira de sucesso foi com o cantor e compositor Lobão .  A dupla  lançou  ao lado de outros compositores mais de 40 músicas.  E em 1987 o álbum  Vida Bandido de Lobão teve  7  das 10 do álbum assinadas   por Bernado Vilhena.

Bernardo Vilhena  antes de viver a sua  experiência  como letrista de grande reconhecimento ,  trabalhou como redator de publicidade e escritor. Lançou   seus próprios livros  e também poemas de sua autoria incluindo  a  antologia “ 26 Poetas hoje” .  E   em 2015  há  35 anos fora do mercado  lançou  o Livro de poemas  Uma Vida Bandida e outras  Vidas, no qual reuniu seus  poemas já lançados além de textos inéditos.

Bernardo Vilhena não ficou restrito ao  universo do  rock.  Ele assinou canções de artistas de soul, jazz, funk , MPB .  O texto de Vilhena  ajudou a lançar  Cláudio Zoli como interprete foi  a canção  Livre para Viver  que faz parte do primeira lp  do artista  de 1986 . Alias essa parceria com Claudio Zoli também teve uma outra etapa em 2001 no  cd Na Pista.

E com a canção Rei de Maio texto de Bernardo Vilhena   que faz parte do álbum SambaLand Club 2002  do Simoninha  que esta edição fica por aqui !

 

Confira esta edição 

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

 

 

Compartilhe

Conteúdos