A Prefeitura de Campinas vai manter plantão em serviços essenciais para atendimento emergencial nesta sexta-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho. O expediente nas repartições públicas será retomado na segunda-feira, dia 4 de maio, às 8h.
A Defesa Civil mantém o atendimento 24 horas, por meio do telefone 199. A Guarda Municipal também segue com funcionamento 24h. O serviço pode ser acionado pelo 153.
O Disque CIMCamp atende a qualquer hora pelo telefone 3772-1517. Na Sanasa, não haverá expediente administrativo, mas uma equipe permanece de plantão para reparos emergenciais, que podem ser solicitados pelos telefones 3735-5000 ou 0800 7721195.
O Mercado Municipal fica fechado na sexta, 1º de maio. No sábado, abre das 7h da manhã às 15h, e no domingo, dia 3, também fecha. As feiras livres são realizadas normalmente nos locais e horários de costume.
A Lagoa do Taquaral, o Bosque dos Jequitibás, os demais parques da cidade e a Torre do Castelo permanecem fechados por conta da pandemia da covid-19.
O Sistema de Atendimento pelo telefone 156 fica fechado na sexta, dia 1º de maio. O serviço retoma na segunda, dia 4, às 8h.
No dia 1º de maio, a coleta de lixo noturna ocorrerá normalmente e a diurna somente nos setores alternados. A coleta hospitalar será feita somente nos grandes hospitais. Já a Coleta Seletiva está suspensa no feriado e a varrição será feita em sistema de plantão.
Na sexta-feira, 1º de maio, e no sábado, dia 2, os centros de saúde ficam fechados. Na segunda-feira, dia 4, todas as unidades retomam o atendimento. Os Prontos-Socorros do Mário Gatti e do Ouro Verde, as UPAs Campo Grande, São José, Anchieta, Carlos Lourenço e Samu funcionam normalmente, 24h.
O Centro Público de Apoio ao Trabalhador ,CPAT, fecha na sexta-feira, dia 1º de maio, e retoma na segunda, dia 4, em regime excepcional de atendimento devido à pandemia, com agendamento prévio pelos canais 156 e Portal do Cidadão. As unidades nos Agilizas Ouro Verde e Campo Grande já estão fechadas desde o dia 13 de abril, devido ao coronavírus.
A área administrativa da Ceasa reabre na segunda-feira, dia 4, às 8h, assim como o Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar. Já o Mercado de Hortifrutigranjeiros funcionará na sexta, dia 1º de maio, das 4h às 13h, e no sábado, dia 2, das 7h às 11h. O Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), funciona na sexta, dia 1º de maio, das 7h às 12h. O Varejão da Ceasa e a Feira de Orgânicos da Ceasa, que ocorrem aos sábados, estão com as atividades suspensas em função do coronavírus.
A Emdec mantém os serviços essenciais e de emergência durante na sexta, dia 1º de maio, com equipes de trânsito e transporte, a operação nos terminais urbanos, equipes semafóricas e de sinalização e a operação na Divisão de Controle Operacional atuam normalmente. As solicitações da população para a Emdec podem ser feitas pelo telefone 118, ou na seção “Fale Conosco”, no emdec.com.br
O PAI-Serviço segue priorizando o atendimento aos serviços de saúde. Os demais estão suspensos devido ao novo coronavírus. O serviço também atende pelo telefone 118.
O recolhimento de veículos apreendidos por irregularidades ou infrações de trânsito, ao Pátio Municipal, será realizado normalmente na sexta, dia 1. A liberação de veículos fica suspensa na sexta, dia 1º, e será retomada na segunda, dia 4.
No Procon, os atendimentos presenciais e por telefone fecham sexta, dia 1º, e retomam na segunda, dia 4. As unidades que atendem no Poupatempo seguem orientação do órgão e ficam fechados até o dia 10 de maio por causa da quarentena. O Procon Digital receberá reclamações pelo site procon.campinas.sp.gov.br e pelo aplicativo normalmente.