CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Cordeirópolis fecha o cerco contra a covid-19

Cordeirópolis é a única cidade da região a testar 100% os casos suspeitos de covid-19. De acordo com o prefeito da cidade, Adinan Ortolan, a rede municipal de saúde já

Cordeirópolis fecha o cerco contra a covid-19
Cordeirópolis é a única cidade da região a testar 100% os casos suspeitos de covid-19. De acordo com o prefeito da cidade, Adinan Ortolan, a rede municipal de saúde já tinha um fornecedor para equipamentos de testes rápidos de outras patologias como a dengue, H1N1 e doenças sexualmente transmissíveis. Como a confiabilidade do teste rápido […]

Cordeirópolis é a única cidade da região a testar 100% os casos suspeitos de covid-19. De acordo com o prefeito da cidade, Adinan Ortolan, a rede municipal de saúde já tinha um fornecedor para equipamentos de testes rápidos de outras patologias como a dengue, H1N1 e doenças sexualmente transmissíveis.

Como a confiabilidade do teste rápido para a Covid-19 não se mostrou tão eficiente, foi selada uma parceria com a USP de Pirassununga para aplicar o teste molecular, o PCR. Com isso a estratégia montada foi realizar o teste em paciente que apresenta sintomas leves que podem ser associados à doença.

Com a medida o município deixou de depender das análises do Instituto Adolfo Lutz, que chegam a demorar mais de 15 dias. A resposta dos teste realizados na cidade, segundo o prefeito, tem sido rápida e dura em média 12 horas. Se o PCR for positivo é feito toda uma varredura na busca por outros casos para como isso evitar a proliferação.

Desde o inicio da pandemia, Cordeirópolis registrou 25 casos de Covid-19. De acordo com o prefeito, antes do início da intensificação da testagem de pacientes, com o PCR, a cidade registrava apenas um caso confirmado. Com a medida o numero aumentou.

O trabalho que vem sendo realizado em Cordeirópolis, na opinião do prefeito, mostra o quão grande é a sub notificação. Do total de 25 casos registrados, desde o início da pandemia, uma pessoa permanece internada, em Limeira.

O município não tem unidade de UTI, mas segundo o prefeito foi montada uma estrutura com respiradores para manter a sobrevida do paciente até a abertura de vaga na UTI regional. Ainda não foi necessário utilizar o equipamento por conta da oferta de leitos na região.

Os dados da covid-19 na cidade passaram a ser atualizados diariamente no site oficial da prefeitura. A cidade segue obedecendo o decreto do Governo do Estado que esticou a quarentena até o dia, 30 de maio.

Conteúdos