CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Covid-19 afasta crianças do tratamento renal

A inatividade e hábitos modificados da rotina normal das crianças, por causa da pandemia da covid-19, vem agravando as ocorrências de problemas do trato renal infantil. A insuficiência renal crônica,

Covid-19 afasta crianças do tratamento renal
A inatividade e hábitos modificados da rotina normal das crianças, por causa da pandemia da covid-19, vem agravando as ocorrências de problemas do trato renal infantil. A insuficiência renal crônica, síndrome nefrótica e infecção urinária estão entre os principais problemas apresentados, em todas as faixas etárias na infância, inclusive em bebês. Neste caso, o problema […]

A inatividade e hábitos modificados da rotina normal das crianças, por causa da pandemia da covid-19, vem agravando as ocorrências de problemas do trato renal infantil. A insuficiência renal crônica, síndrome nefrótica e infecção urinária estão entre os principais problemas apresentados, em todas as faixas etárias na infância, inclusive em bebês. Neste caso, o problema geralmente está ligado a má formação do trato urinário como rins e bexiga.

De acordo com o médico nefro infantil, César Cillo, no consultório em que atende e no ambulatório infantil do Hospital PUC-Campinas, a procura das mães pelo tratamento e orientações para tratamento renal dos seus filhos tem sido constante neste período, porém o medo do contágio pela covid-19, tem afastado das consultas os pacientes infantis que já estão em tratamento.

O problema, segundo o médico, afeta também as crianças que não estão em tratamento. De acordo com ele,  uma infecção urinária, por exemplo, pode evoluir se não tratada e levar a uma infecção generalizada. O médico nefro infantil, César Cillo, afirma que os pais devem ficar atentos, pois os sintomas relacionados ao trato urinário são fáceis de serem reconhecidos. Além de alteração no cheiro e na cor da urina, o cansaço, dor e aumento na pressão arterial também podem estar relacionados aos problemas do trato urinário das crianças.

A recomendação aos país, independentemente da covid-19, é não abandonar o tratamento dos filhos e não deixar de levar a consulta médica as crianças que apresentarem algum tipo de problema.

Conteúdos