CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Filas somem na Farmácia de Alto Custo após medidas

Em meio a tantas notícias tristes causadas pelo coronavírus, pelo menos uma situação positiva foi constatada pela reportagem. A Farmácia de Alto Custo, no bairro Ponte Preta, em Campinas, responsável

Filas somem na Farmácia de Alto Custo após medidas
Foto: Valéria Hein

Em meio a tantas notícias tristes causadas pelo coronavírus, pelo menos uma situação positiva foi constatada pela reportagem. A Farmácia de Alto Custo, no bairro Ponte Preta, em Campinas, responsável por constantes filas e aglomerações, na manhã desta quarta-feira apresentava um cenário bem diferente.

Com a pandemia, o serviço passou a ser realizado por agendamento e entregas em casa e as filas desapareceram do lado de fora. Do lado de dentro, são atendidas no máximo cinco pessoas após agendamento. Essa nova realidade representa um alívio, já que o local concentra muitas pessoas acima de 60 anos, que são grupo de risco para a covid-19.

Através deste serviço, o governo estadual distribui medicamentos de alto custo gratuitamente e por isso as filas nas calçadas eram comuns. O problema ocorria principalmente do lado de fora, onde a distância de 1,5 metro se tornava difícil de ser respeitada por causa do excesso de pessoas, mesmo com a demarcação do solo.

O vereador Nelson Hossri, do PSD, chegou a fazer uma denúncia ao Ministério Público na época para pedir a testagem dos funcionários. A aglomeração chegava a dobrar o quarteirão da Rua Setembrino de Carvalho, onde fica a farmácia, com espera de cerca de uma hora. Na manhã desta quarta-feira, Lucimar Santos ficou surpresa com a tranquilidade no atendimento. Logo ao chegar, ela foi atendida, pontualmente no horário agendado, às 8h30.

Vanessa de Paula conta que os protocolos de segurança e saúde também estão sendo respeitados, como o uso de máscaras de proteção entre funcionários e usuários. O local disponibiliza álcool em gel para a população. Os agendamentos podem ser feitos através do aplicativo Remédio Agora. O app também informa, por meio de notificação, sobre a disponibilidade do medicamento, onde está e em que horário pode ser retirado.

Conteúdos