Campinas permanece na fase vermelha do Plano São Paulo, sem mudanças na retomada gradual do comércio e demais atividades econômicas. Durante pronunciamento por rede social, para justificar a situação, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, alegou que nenhuma região do Estado conseguiu progredir de fase nesta semana.
Campinas está nesta fase do plano de retomada gradual desde o dia 6 de julho, quando o Departamento Regional de Saúde de Campinas, que engloba 42 municípios, retrocedeu da fase laranja para a vermelha. Jonas, no entanto, afirmou que a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 tem caído de forma lenta, mas sinalizando para uma estabilização de casos.
Jonas Donizette informou também que o inquérito sorológico, marcado para ocorrer na próxima semana, foi adiado para a semana do dia 27 por causa de acertos logísticos e de uma decisão técnica para obter respostas mais assertivas. O primeiro inquérito, que realizou em junho testes rápidos em 1,9 mil moradores de Campinas, apontou que 2,2% da população havia tido contato com o coronavírus na época, na cidade.