O Hospital de Amor está se preparando para a retomada das atividades de prevenção ao câncer na população feminina. Todas as 18 unidades do hospital espalhadas pelo país foram obrigadas a suspender os serviço de prevenção desde o inicio da pandemia da covid-19. Para a retomada foi criado um protocolo especifico. O protocolo é resultado de uma ação conjunta de profissionais de diversos setores da instituição, com o suporte de instituições nacionais e estrangeiras, além da participação de profissionais parceiros do Canadá e Reino Unido que disponibilizaram suas próprias orientações de retomada.
De acordo com a médica radiologista, Erika Marina Solla Negrão, a volta dos atendimentos preventivos será gradual, respeitando não apenas a necessidade no retorno dos exames, mas também garantindo a segurança de pacientes e profissionais de saúde a partir dos cenários locais frente à pandemia. Ela faz questão de frisar, que por enquanto, está suspenso apenas o atendimento preventivo do câncer de mama. No caso de investigação sobre a doença os serviços continuam sendo prestados atendendo o encaminhamento médico dos centros de saúde e protocolos já implantados.
Futuramente, quando forem retomados os atendimentos de rastreamento populacional de baixo risco, uma nova ferramenta será incorporada ao protocolo que está sendo implantado para o processo de reabertura. O protocolo ditará regras de biossegurança para todas as unidades e irá se basear no risco de desenvolvimento de câncer dos pacientes para organizar a prioridade no atendimento. Em Campinas, ainda não há uma data especifica para a retomada dos exames preventivos, pois, segundo a médica radiologista, Erika Marina Solla Negrão, tudo depende da qualificação da cidade dentro do plano estadual de retomada .