CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Interior passa capital em número de casos

O fenômeno da interiorização da pandemia do novo coronavírus no estado de São Paulo segue avançando e pela primeira vez, o número absoluto de contaminados no interior ultrapassou a capital

Interior passa capital em número de casos
Divulgação/CCR AutoBan

O fenômeno da interiorização da pandemia do novo coronavírus no estado de São Paulo segue avançando e pela primeira vez, o número absoluto de contaminados no interior ultrapassou a capital paulista. Nesta quarta-feira, 22, o governo paulista informou que o interior responde por pouco mais de 170 mil casos de covid-19, enquanto a capital registrou 167 mil pacientes com a doença. O litoral responde por pouco mais de 100 mil casos.

Mesmo com o avanço para as regiões mais remotas do estado, a velocidade da pandemia vem diminuindo, segundo as autoridades de saúde. Isso é justificado pelo fato de que São Paulo passou a representar, também pela primeira vez desde o início da pandemia, por um percentual abaixo dos 20% do total de casos registrados em todo Brasil. Em março, esse indicador era de 68%.

Para frear o avanço da pandemia no interior, o governo paulista segue disponibilizando respiradores para os hospitais públicos dos municípios. Nesta semana, serão mais 167 equipamentos distribuídos para várias regiões, incluindo as de Campinas e Piracicaba. De acordo com o secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, com o interior paulista registrando mais casos da doença, o número de óbitos registrados consequentemente cresce nessas regiões administrativas do estado. “O interior de São Paulo passa a capital atrásra no número de casos acumulados na pandemia. A gente vê essa evolução dada no número de casos e também no número de óbitos. Na semana 20 da pandemia, o interior representava 14,07% dos óbitos aqui do estado de São Paulo, que ocorreram naquela semana. Na semana 25 esse número foi para 33,87% e atrásra na semana 29 está em 45,91%, comprovando a interiorização da pandemia que se dá neste momento que nós passamos”, explica.

Nesta quarta-feira, São Paulo tinha registrado 439.446 casos de covid-19 e 20.532 mortes em decorrência da doença. A taxa de ocupação de UTI está em 66,5% no estado e 64% na Grande São Paulo.

Conteúdos