O meio de transporte mais rápido para o atendimento do SAMU em Campinas não está funcionando. Desde o início da pandemia, as motolâncias estão estacionadas, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal.
O diretor de Saúde da entidade, Luciano Santos, contesta a versão da Secretaria Municipal de Saúde de que o problema com as motocicletas é de documentação.
Segundo o diretor do sindicato, os condutores contratados por meio de concurso para conduzir as motolâncias estão sendo utilizados em outras funções.
Em 2017, a reportagem da CBN Campinas relatou o mesmo problema. Na época, a Prefeitura de Campinas informou que um novo contrato de manutenção entraria em vigor. Luciano Santos diz que caso o problema não seja resolvido, o sindicato vai denunciar a Prefeitura.
Por meio de nota, a Prefeitura de Campinas informou que as motolâncias estão inativas devido ao licenciamento. Os veículos precisam estar licenciados para rodar e o licenciamento está suspenso devido à pandemia. Os enfermeiros das motolâncias estão trabalhando como enfermeiros nas viaturas do SAMU. Não há desvio de função porque eles estão trabalhando como enfermeiros.