O PS (Pronto-Socorro) Metropolitano começou a atender a população. A unidade de saúde funciona 24 horas e vai substituir a UPA Padre Anchieta. O início dos atendimentos no PS Metropolitano passou por muitos adiamentos. Um contrato para a construção chegou a ser assinado em 2010, mas as obras só começaram em 2018.
A inauguração oficial foi nesta terça-feira, mas na segunda já começou a atender os pacientes. Kelly Freitas acompanhou a mãe dela na consulta e no retorno. Para Tainara Costa, o PS chegou em boa hora, no momento em que ela, pela primeira vez, enfrenta uma crise de dor nas costas.
São 26 leitos de observação e 145 funcionários. A unidade tem três pisos: administrativo no térreo, atendimento adulto no 1º andar e infantil no 2º. A unidade deve receber pacientes também da Região Metropolitana de Campinas, como Hortolândia e Sumaré, o que já era feito pela UPA Padre Anchieta.
A previsão é de 20 mil atendimentos por mês. Os custos de construção foram divididos entre a Prefeitura de Campinas e o Governo Federal, através do Ministério da Saúde. O investimento foi de R$ 7 milhões.