Os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta mostram que o número de leitos de UTI para tratamento da covid-19 continua em 239, o mesmo de toda a semana, com exceção de quinta-feira, quando cinco novas vagas foram abertas no Hospital Ouro Verde e outros cinco foram fechados na rede particular.
Ainda não se sabe se a verba de cerca de R$ 9 milhões para a instalação de 45 leitos de UTI-covid já foi enviada pelo Governo do estado ou não. O aumento no número de vagas poderia reclassificar o Plano São Paulo para o Departamento Regional de Saúde 7, que inclui Campinas e cidades da região.
Em negociação intermediada pelo deputado federal Carlos Sampaio (PSDB), o executivo estadual autorizou o envio do dinheiro.
A maior oferta de leitos poderia impactar no funcionamento de bares e restaurantes, que de acordo com a fase laranja, precisam fechar às 20h e atender clientes presencialmente até às 21h, no caso do município de Campinas.
A produção da CBN Campinas entrou com contato com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, que é responsável pela destinação da verba para os municípios. Até o fechamento desta reportagem, não houve resposta.