CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

SP não adere ao sistema que dá desconto em multas

Motoristas da maioria dos estados do Brasil já podem pagar as multas de trânsito com 40% de desconto. Para isso basta ter uma CNH digital e baixar o aplicativo do

SP não adere ao sistema que dá desconto em multas
Divulgação / PMC

Motoristas da maioria dos estados do Brasil já podem pagar as multas de trânsito com 40% de desconto. Para isso basta ter uma CNH digital e baixar o aplicativo do Sistema de Notificação Eletrônica, o SNE, disponibilizado desde abril pelo Denatran. Para obter o desconto é preciso reconhecer as multas, sem recorrer.

Mas motoristas de Campinas reclamam que não conseguem pagar as multas com o desconto de 40% oferecido pelo SNE. É o caso do consultor de vendas, Osmair Ré. “Desde março as multas não vinham, vieram todas de uma vez, estou com mais de 20 multas para pagar e não consigo fazer isso pelo aplicativo, com o desconto de 40% oferecido. Eu gostaria de pagar a vista, com desconto”. Ele ainda afirma que ao tentar acessar as multas pelo aplicativo, uma mensagem aparece afirmando que o órgão de trânsito responsável pela infração não aderiu ao sistema.

O vereador Rodrigo da Farmadic (DEM) foi procurado por pessoas que passaram pelo problema, e com isso protocolou na Câmara um documento com questionamentos sobre o assunto. “Por este motivo fiz esse requerimento questionando a Emdec sobre qual a razão que não sendo considerado esse desconto, e se de fato o município não fez a adesão ao sistema de notificação eletrônica”.

A adesão dos órgãos ao SNE é obrigatória de acordo alterações que entraram em vigor recentemente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A CBN procurou a Emdec, que respondeu em nota que atualmente não é possível efetuar o pagamento das infrações com 40% de desconto, devido ao Detran estadual não possuir convênio com o Denatran, órgão federal responsável pelo SNE. A Emdec afirma que enviou, em fevereiro de 2021, uma solicitação de adesão ao convênio com o SNE, e que reiterou o pedido no início de julho, mas não houve resposta do órgão. Por fim, a Emdec afirma que Denatran autorize o cadastro, ele só será possível após a adesão do Detran estadual.

A CBN também entrou em contato com o Detran e o Denatran, mas não obteve resposta dos órgãos estadual e federal de trânsito até o fechamento da reportagem.

Compartilhe

Conteúdos