CBN Campinas 99,1 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Com 113 anos, Mercado Municipal de Campinas está entre os mais importantes do país

Tombado em 1983 pelo CONDEPHAAT, do Patrimônio Histórico Estadual e em 1995 pelo CONDEPACC, em âmbito municipal, o Mercado Municipal de Campinas tem 113 anos e faz parte das Sete

Com 113 anos, Mercado Municipal de Campinas está entre os mais importantes do país
Foto: Flávio Botelho

Tombado em 1983 pelo CONDEPHAAT, do Patrimônio Histórico Estadual e em 1995 pelo CONDEPACC, em âmbito municipal, o Mercado Municipal de Campinas tem 113 anos e faz parte das Sete Maravilhas de Campinas. Com 143 boxes, sendo 98 no prédio central e 45 bancas externas, é o mais antigo centro de compras da cidade.

Ele está localizado no centro de Campinas, entre as ruas Benjamim Constant, Ernesto Kullman, Barreto Leme e Álvares Machado e atualmente é administrado pela SETEC. Para quem mora em Campinas, o Mercadão é motivo de orgulho, onde é possível encontrar os mais variados produtos, como artigos para feijoada, açougue, peixaria, lanchonete, pastelaria, artigos religiosos e para pesca, tabacaria, peças para conserto de fogões, além de frutas, verduras e legumes sempre frescos.

No entanto, o prédio precisa passar por reforma e revitalização e essa é uma reivindicação da população e dos comerciantes, como conta Edson Shimabokuro, presidente da associação dos permissionários do Mercado Municipal de Campinas. “Está muito ruim, com muitos problemas e estamos aguardando por essa reforma o mais rápido possível, nesse espaço visitado por turistas até de outros países”.

O presidente da Setec, Andre Assad, admite a necessidade de melhorias para os comerciantes e população. “A Setec efetuou uma pequena reforma estrutural no espaço, mas, há um bom tempo a população cobra do erário uma reforma mais ampla”. Entre os anos 1930 e 1960, o Mercado Municipal de Campinas foi o ponto de encontro preferido de jornalistas, artistas e intelectuais.

Assad explica que a importância do Mercadão de Campinas se equipara a grandes cidades brasileiras e europeias. “Equipara-se a mercados de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Paris, Lisboa, Roma, Barcelona… e entendendo essa necessidade de melhorar a estrutura, a Setec está organizando uma reforma mais ampla”.

Está em andamento um processo de aquisição de recursos de aproximadamente R$ 5 milhões, provenientes de emendas parlamentares. De acordo com Assad, o anúncio da verba ocorreu em Fevereiro deste ano, num encontro do prefeito Dário Saadi com o Deputado Federal, Marcos Pereira, responsável pela destinação dessa verba. “Eu venho trabalhando em consonância com o prefeito e o projeto seguiu para a secretaria de infraestrutura, que vai submetê-lo à Caixa Econômica Federal e após aprovação da Caixa, retorna para ser efetivado pela prefeitura de Campinas”.

O Mercado Municipal de Campinas foi inaugurado em 1908, pelo então prefeito, Orosimbo Maia, numa época em que a plataforma onde hoje estão as peixarias era parada de trens e do lado oposto ficavam as carroças e charretes.

De acordo com o presidente da Setec, Andre Assad, todo o desenvolvimento do centro de Campinas passa pelo Mercadão. “Foi construído numa área que passa ao largo da estrada de ferro, com 113 anos participando da cidade e por isso precisa ser tratado com toda estima, zelo e carinho.” A última grande reforma no prédio, projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, foi em 1996, quando foram recuperadas as características originais, além da troca de toda a rede elétrica, hidráulica, telefônica, pisos e a implantação de um sistema de combate a incêndio.

Conteúdos