CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saiba quais foram as atividades legislativas de Zé Carlos em 2022

Investigado pelo Ministério Público por suspeita de corrupção passiva na renovação de contratos e no fechamento de novos acordos desde quando assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Campinas,

Saiba quais foram as atividades legislativas de Zé Carlos em 2022
Foto: Divulgação/Câmara Campinas

Investigado pelo Ministério Público por suspeita de corrupção passiva na renovação de contratos e no fechamento de novos acordos desde quando assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Campinas, o vereador Zé Carlos fez mais proposições e pedidos para a prefeitura do que apresentação de projetos para a cidade.

É o que revela um levantamento exclusivo feito pela CBN Campinas em toda a atividade parlamentar de Zé Carlos desde o início de 2022.

Foram 351 matérias legislativas passadas pela casa até o dia 24 de atrássto.

Dos projetos de lei, os mais relevantes foram apresentados justamente nesse último mês, quando as denúncias vieram à tona. Um deles obriga a Emdec a divulgar, mensalmente, a quantidade de multas emitidas em locais mais movimentados. O projeto está parado na Coordenadoria de Apoio às Comissões Permanentes.

Outro, que está ‘parado no limbo’ dos projetos, é o que prevê a adoção de medidas educativas para danos causados em escolas e ambientes de ensino, como a revitalização dos espaços feita pelos próprios alunos, desde que obedecidas as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Saiba quais foram as atividades legislativas de Zé Carlos em 2022
Reprodução TV Câmara

Pede, vereador…

Mas, a maioria das propostas envolve pedidos. E são muitos pedidos. Para tapar buracos, para colocar pontos de ônibus. Mas também alguns inusitados.

Em 27 de julho, Zé Carlos pediu a instalação de um simulador de surf no Clube Municipal João do Pulo, que fica no Padre Anchieta — domicílio eleitoral e real do presidente do Legislativo.

Fora isso, pediu também a instalação de uma arena de quadra sintética society na Praça Benedito Antônio da Silva, no Rosália, outras duas do tipo na Praça da Integração, na Vila Padre Anchieta, a instalação de um totem de identificação na Praça Célia Zeferina da Silva Reis, também no Padre Anchieta.

No transporte público, Zé Carlos pediu e foi atendido: foram colocados ônibus articulados na linha 154, que liga o Terminal Vila União e Corredor Central, nos horários de pico.

Apela, vereador…

Finalmente, Zé Carlos fez alguns apelos. Em abril, ao Conselho Universitário da Universidade de São Paulo para que revogasse a desvinculação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da gestão da USP.

No mês anterior, março, apelou à Assembleia Legislativa do Estado para cassação de Arthur do Val, por causa das falas machistas sobre mulheres ucranianas.

Finalmente, em fevereiro, ele pediu votos de aplauso para o advogado Eduardo Garcia de Lima, por ter sido nomeado pelo então vice-governador Rodrigo Garcia, que estava em exercício da função, para o cargo de juiz contribuinte do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo.

O andamento da investigação

Saiba quais foram as atividades legislativas de Zé Carlos em 2022
Foto: Guilherme Pierangeli/CBN Campinas

Os advogados de Zé Carlos e Rafael Creato, subsecretário de Relações Institucionais da Câmara de Vereadores de Campinas, que está em férias desde a semana passada, já estão com todos os documentos e áudios que constam nas denúncias feitas pelo Ministério Público.

Os áudios são de gravações de conversas do presidente do legislativo com representantes do Grupo Mais Comunicação, que é responsável pela operacionalização da TV Câmara Campinas.

Conteúdos