CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sindicato dos Policiais Civis aponta que estrutura do 2º DP é “frágil”

Um dia depois da fuga de dois detentos da cadeia anexa ao 2º Distrito Policial, o Sindicato dos Policiais Civis de Campinas critica a falta de reforma no espaço. Inaugurado

Sindicato dos Policiais Civis aponta que estrutura do 2º DP é “frágil”
Foto: Valéria Hein

Um dia depois da fuga de dois detentos da cadeia anexa ao 2º Distrito Policial, o Sindicato dos Policiais Civis de Campinas critica a falta de reforma no espaço.

Inaugurado há mais de 40 anos, o distrito policial tem histórico de fugas. Em agosto de 1998, 30 presos considerados perigosos cavaram um túnel para uma saída lateral. Foi a 12ª vez só naquele ano em que problemas foram registrados no 2º DP. Ao todo, 497 pessoas estavam ocupando espaços onde só cabiam 48.

O governo do Estado então, decidiu fazer uma reforma, que seguiu até 1999. Foi nessa época que surgiu o Centro de Detenção Provisória de Campinas, construída a toque de caixa para evitar as fugas nas delegacias (o 4º DP e o 5º DP também tinham celas, que foram demolidas após a transferência de presos para cadeias estaduais).

Recentemente, houve uma alteração estética na fachada, para se adequar ao novo padrão da Polícia Civil do Estado. Mas, nenhuma reforma interna foi feita.

Para Aparecido de Souza Lima, presidente do sindicato, é essa a principal questão que causa problemas na cadeia.

Há uma outra questão levantada pelo Sindicato dos Policiais Civis, que é a atuação dos profissionais que atuam no 2º DP e na Cadeia Anexa.

Eles não seriam responsáveis pela “guarda” de presos.

Isso é uma questão que precisa ser melhor conversada entre secretaria de Segurança Pública do Estado e secretaria de Administração Penitenciária.

Na fuga registrada nesta quinta-feira, os dois homens escaparam por uma janela enquanto aguardavam o resultado de uma audiência de custódia.

A CBN Campinas pediu posicionamento das duas pastas estaduais para comentar os apontamentos feitos pelo Sindicato. Mas, até o fechamento desta reportagem, nada foi encaminhado.

Compartilhe

Conteúdos