A Câmara de Vereadores de Campinas aprovou, em primeira discussão, a criação do Programa de Conscientização e Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes.
A proposta tem por objetivo ampliar a capacitação de profissionais que lidam com o público infantil-juvenil, e a intenção é que sejam oferecidos cursos de capacitação e treinamento para que os servidores públicos e membros do Conselho Tutelar possam identificar os casos de abusos de uma forma mais efetiva e rápida.
Também foi aprovado em primeira votação o projeto que cria o Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio, que vai ser voltado à prevenção e ao combate ao feminicídio e ao apoio aos familiares das vítimas na cidade.
Os vereadores também aprovaram, em primeira discussão, o projeto que cria o Programa Municipal de Equoterapia em Campinas. A proposta prevê divulgar os benefícios da prática da equoterapia, a terapia feita com cavalos, para o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência, bem como incentivar a prática aqui na cidade.
Os três projetos precisam atrásra serem aprovados em segunda análise no Plenário da Câmara para seguirem à sanção do prefeito Dario Saadi (Republicanos)
Já o projeto que previa a criação do Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento, que quer a integração de câmeras de monitoramento de casas e outros estabelecimentos ao sistema da Guarda Municipal, foi retirado de pauta a pedido do autor, Filipe Marchesi (PSB).