A prefeitura de Hortolândia suspendeu a vacinação contra covid-19 para crianças de três a adolescentes de 11 anos de idade por falta de doses da Coronavac, aprovada para essa faixa etária.
A administração municipal orienta pais e familiares que aguardem a chegada de novos lotes, e informou que já pediu ao governo estadual o envio de novos lotes.
De acordo com o programa de imunização da Secretaria de Saúde, o município não recebe os imunizantes há 20 dias, com o consequente desabastecimento de vacinas utilizadas nesta faixa etária.
As crianças entre três e 11 anos devem tomar duas doses do imunizante. O intervalo da Coronavac entre a 1ª e a 2ª doses é de 28 dias. Já o da Pfizer Pediátrica é de oito semanas.
A equipe do programa realiza um levantamento para verificar quantas doses já foram ministradas até o momento, em ambas as etapas.
A propósito da Pfizer Pediátrica, ou Pfizer Baby, a aplicação da segunda dose continua com o estoque que está disponível. Até o momento, já foi possível vacinar 328 crianças nesta faixa etária.
Porém, não estão abertas vagas para a primeira dose. Isso só vai acontecer se crianças que precisarem tomar a segunda dose faltarem. Uma lista de espera foi criada nas Unidades Básicas de Saúde.
Nesse caso, o Ministério da Saúde preconiza que as crianças de seis meses a três anos incompletos (2 anos 11 meses e 29 dias) recebam três doses do imunizante.
O intervalo da 1ª para a 2ª dose é de 28 dias. Já o intervalo da 2ª para a 3ª dose é de oito semanas.