CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Simulado da Defesa Civil Regional prepara equipes para emergências de verão

A Defesa Civil Regional realizou um treinamento para as equipes se preparem para atender situações de emergências como as que têm ocorrido neste período de enchentes e fortes enxurradas.  A

Simulado da Defesa Civil Regional prepara equipes para emergências de verão
Foto: Valéria Hein

A Defesa Civil Regional realizou um treinamento para as equipes se preparem para atender situações de emergências como as que têm ocorrido neste período de enchentes e fortes enxurradas. 

A ação, que ocorreu no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, em Campinas, tem relação com a própria Operação Verão, que começou em 1º. de dezembro e segue até 31 de Março.

O objetivo foi treinar as equipes para o chamado “apronto operacional”, que é o momento em que uma operação está pronta para ser posta em atividade, no caso de emergências e atendimentos típicos do verão, como enchentes, enxurradas e deslizamentos de terra. 

De acordo com Sidnei Furtado, coordenador regional da Defesa Civil, a ação incluiu a montagem de um acampamento operacional e das salas de situação numa simulação de uma ocorrência real.

O treinamento incluiu servidores e voluntários na execução de tarefas, como montagens de barracas, movimentação de macas e testes de equipamentos, como geradores e comunicação por radiofrequência.  Além de Campinas, participaram as cidades de Itatiba, Vinhedo, Jaguariúna e Pedreira.

Sidnei Furtado explicou que a operação contribui para alinhar as equipes para atuar na Operação Verão, conduzida por uma força-tarefa de mobilização em socorro a situações de emergência e de desastres, minimizando as consequências.

A Operação Verão também conta com diversos setores da administração pública, com várias estratégias, como  o acompanhamento de índices pluviométricos e previsão meteorológica com envio de alertas à população e aos órgãos responsáveis, vistorias em área de risco e adoção de medidas antecipadas para reduzir riscos.

Compartilhe

Conteúdos