CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Viracopos tem redução na movimentação de cargas no 1º bimestre

O terminal de cargas do Aeroporto de Viracopos em Campinas teve redução de 15,3% na movimentação de produtos no primeiro bimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do

Viracopos tem redução na movimentação de cargas no 1º bimestre
Foto: Divulgação / Aeroportos Brasil Viracopos

O terminal de cargas do Aeroporto de Viracopos em Campinas teve redução de 15,3% na movimentação de produtos no primeiro bimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados são da concessionária Aeroportos Brasil.

Foram movimentados 45,9 mil toneladas de produtos em fluxos domésticos e de importação e exportação em janeiro e fevereiro, enquanto em 2022 o total foi de 54,3 mil toneladas.

Em 2022, o aeroporto já havia fechado o exercício com baixas de 2% no total de cargas movimentadas em relação ao ano de 2021, quando houve um recorde anual desde o início da gestão integral realizada pela iniciativa privada, a partir de 2013.

O resultado interrompeu uma série positiva desde 2019.

A concessionária aponta que o cenário global motivou a redução.

Tanto que, na semana passada, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou um comunicado sobre resultados dos mercados globais no mês de janeiro onde destaca que a demanda por carga aérea diminuiu em meio a um contexto marcado por adversidades econômicas.

A demanda de operações internacionais caiu 14,9% no mesmo comparativo com janeiro de 2022.

Entre fatores indicados como possíveis explicações dos resultados estão incertezas que influenciam na economia, como a Guerra na Ucrânia e a inflação em alguns países.

Ainda de acordo com a Aeroportos Brasil Viracopos, a redução no valor movimentado já estava prevista no orçamento deste ano para administração do terminal de Campinas.

Conteúdos