CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Prefeitura regulamenta projeto para revitalização do centro de Campinas

As reclamações sobre a situação do centro de Campinas se acumulam. Falta de segurança, população de rua crescente, vias sujas, fechamento de lojas, entre outras. Com objetivo de reverter essa

Prefeitura regulamenta projeto para revitalização do centro de Campinas
Foto: Guilherme Leal/ CBN Campinas

As reclamações sobre a situação do centro de Campinas se acumulam. Falta de segurança, população de rua crescente, vias sujas, fechamento de lojas, entre outras. Com objetivo de reverter essa situação, a prefeitura de Campinas publicou o decreto que regulamenta a lei de incentivos urbanísticos e fiscais para a revitalização do Centro da cidade.


Conhecida como “Nosso Centro”, a proposta prevê isenção em impostos para quem for reformar lojas ou prédios. A publicação acontece quase cinco meses depois da Câmara aprovar o projeto de Lei, em uma sessão extraordinária realizada quase no fim do ano passado.

Segundo estimativa da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, 90% dos imóveis aprovados antes de 1988 podem ser beneficiados.


A ideia divide opiniões. O Josué da Silva Ferreira é comerciante e tem uma loja especializada na venda de palmitos na rua Luzitana. O prédio é alugado. E ele está no ponto há dois anos. Na opinião dele, a ideia de revitalização é insuficiente para ajudar quem vive do comércio.

O também comerciante Edson Luis Espathinsqui tem uma loja de utilidades domésticas na rua Ferreira Penteado desde 2005. Ele também pede por mais segurança e infraestrutura para atrair clientes, mas acredita que a revitalização dos prédios é um bom começo.

A região contemplada pelo projeto de benefícios fiscais e sociais vai do Viaduto Miguel Vicente Cury, Avenida Dr. Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta, Barreto Leme, Luzitana, Marechal Deodoro, Dr. Ricardo, Lix da Cunha (próximo à Estação Cultura), Lidgerwood, Largo Marechal Floriano e 20 de Novembro.
A regulamentação define os incentivos, além dos procedimentos de análise das obras que se encaixem nos critérios da lei – que integra o Programa de Requalificação da Área Central.

Entre algumas das possibilidades é que um prédio pode ter a destinação alterada. Exemplo: um residencial pode ser transformado em comércio. e é para a possibilidade de mudar a destinação.

Compartilhe

Conteúdos