A Emdec começa, nesta segunda-feira, a alterar a configuração geométrica e também inverter sentido de ruas na região do Satélite Íris, com o objetivo de tentar reduzir o número de acidentes de trânsito e atropelamento de pedestres na ligação entre a pista marginal e a expressa da Avenida John Boyd Dunlop.
A marginal é chamada Rua Tom Araújo, e esse é o trecho entre os 50 mais críticos para acidentes e atropelamentos, segundo levantamento feito pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas.
Com base em dados atualizados, entre janeiro de 2018 e abril de 2023, só neste ponto, foram registrados 99 acidentes: um com vítima fatal; 48 com vítimas, sem óbito; 46 sem vítimas; além de quatro atropelamentos sem óbitos.
Veja as principais alterações
- Haverá a diminuição do raio de giro dos condutores que entram na rua Tom de Araújo a partir da rua Prof.ª Olga Álvares Schreiner e da av. Prof. Mário Scolari; e dos que acessam a av. Prof. Mário Scolari ou a rua Josepha Júlia Doval de Oliveira a partir da Tom de Araújo.
- Será implantado sentido único nas ruas Prof.ª Olga Álvares Schreiner (com sentido rumo à rua Tom de Araújo) e Josepha Júlia Doval de Oliveira (com sentido rumo à rua Dr. Dante Erbolato). Em ambas, a alteração ocorre no trecho entre a Tom de Araújo e a rua Dr. Dante Erbolato.
- Serão aumentados os passeios para pedestres, permitindo a circulação de um veículo por vez na faixa, em três pontos específicos: na rua Tom de Araújo a partir da rua Prof.ª Olga Álvares Schreiner e a partir da rua Prof. Mário Scolari; e na rua Dr. Dante Erbolato a partir da rua Josepha Júlia Doval de Oliveira.