O governo de São Paulo lançou nesta semana o programa Facilita SP, que tem o objetivo de desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios em todo o estado, tornando os procedimentos mais rápidos e transparentes para estimular o empreendedorismo e simplificar a vida do empresário paulista.
Hoje, quem quer empreender precisa cumprir uma longa jornada em diferentes órgãos públicos, com apresentação de diversos documentos para que o novo negócio receba a liberação de funcionamento.
Com o Facilita SP, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, essa jornada deve ser simplificada a partir da classificação das atividades econômicas em três níveis: baixo, médio e alto risco.
Para falar sobre esse tema, nós convidamos o advogado Antônio Carlos Morad, especialista em direito tributário e empresarial, para comentar um pouco sobre essa questão.
Além disso, o Estado diz que vai oferecer suporte técnico e integração tecnológica a prefeituras e autarquias municipais que aderirem ao programa.