CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais 13 multas são aplicadas durante operação da Emdec

Mais 13 veículos foram multados em mais uma etapa da operação feita pela Emdec e Guarda Municipal de Campinas para verificar irregularidades de trânsito. Desta vez, a operação aconteceu nesta

Mais 13 multas são aplicadas durante operação da Emdec
Foto: Divulgação

Mais 13 veículos foram multados em mais uma etapa da operação feita pela Emdec e Guarda Municipal de Campinas para verificar irregularidades de trânsito.

Desta vez, a operação aconteceu nesta segunda-feira na Avenida Norte-Sul, próximo à Rua Cônego Pedro Bonhomme. Doze motos e um carro foram autuados, conforme balanço da prefeitura.

Das multas aplicadas, houve casos relacionados às condições dos veículos, como características alteradas, pneus irregulares, ausência de retrovisor e escapamento irregular, e outras envolvendo documentação, com falta de licenciamento e condutor com CNH vencido.

Duas motocicletas foram removidas ao Pátio Municipal e outros três motociclistas regularizaram as situações identificadas no local, conforme permite a legislação.

Focadas na abordagem de motociclistas, as operações buscam identificar infrações ao Código de Trânsito Brasileiro, tais como placas encobertas ou adulteradas, pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneu “careca” e de capacete com a viseira aberta.

A Polícia Militar também realiza as abordagens sob o aspecto criminal. O objetivo principal é ampliar a segurança viária a partir da dissuasão de comportamentos de risco e, assim, prevenir acidentes.

A fiscalização faz parte da Campanha #Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida, lançada pela Emdec em parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global.

Ela também é composta por ações de comunicação e educação; e tem como principal público-alvo os motociclistas e a conscientização sobre o respeito aos limites de velocidade.

O excesso de velocidade aparece como fator de risco em 25% dos 16 casos fatais analisados pela Emdec no primeiro semestre de 2023.

Em vias urbanas e rodovias, foram 70 vidas perdidas no período. Os motociclistas ou garupas representaram 38,6% das vítimas fatais.

Compartilhe

Conteúdos