O acumulado de chuvas nas últimas 72 horas em Campinas ultrapassou 103 milímetros, conforme levantamento feito pela Defesa Civil até as 9h desta quarta-feira, e, por isso, a cidade está em estado de atenção.
O estado é declarado quando o acumulado passa dos 80 milímetros. O risco de alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos, desabamentos e quedas de muros é aumentado.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, a saturação do solo pelo grande volume de água acumulada amplia os riscos de deslizamento de terras e desabamento de imóveis e interdições prévias podem fazer.
De acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros devem se elevar gradualmente nesta quarta-feira, contribuindo para que a sensação seja de calor e até mesmo de abafado em municípios do interior.
A formação de um centro de baixa pressão sobre o oceano deve favorecer a formação de instabilidade atmosférica suficiente para pancadas de chuva em todas as áreas monitoradas.
Essa chuva deve estar acompanhada de rajadas de vento fortes, descargas elétricas e até mesmo de granizo em alguns pontos isolados.
Em Campinas, há previsão de mais 35 milímetros nesta quarta-feira.