Um convênio entre Unicamp e Ministério Público de São Paulo vai permitir que a Universidade Estadual de Campinas ofereça cursos preparatórios para colégios técnicos e universidades para adolescentes e jovens adultos que cumprem medidas socioeducativas de internação na Fundação CASA.
Pelos termos do convênio, a Unicamp vai ser a responsável pela execução das atividades previstas, enquanto o Ministério Público vai acompanhar e fiscalizar o desenvolvimento desse trabalho.
A Universidade vai disponibilizar 250 vagas para internos matriculados na 3ª série do ensino médio – ou que já concluíram o curso por meio do programa Colmeia, que existe desde 2022 e já atendeu 39 adolescentes.
O curso disponibiliza aulas com conteúdos básicos de Biologia, Matemática, Física, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Redação, Gramática, Química, Literatura e Inglês, além de proporcionar oficinas interdisciplinares.
As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h, nas salas de informática dos centros, que contam com acesso à internet. A duração do cursinho é de seis meses.