CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Valinhos começa a vistoriar casas fechadas contra a dengue

A prefeitura de Valinhos está intensificando a busca ativa ao mosquito transmissor da dengue em imóveis fechados há vários meses. Segundo a Vigilância em Zoonoses, o objetivo é detectar possíveis

Valinhos começa a vistoriar casas fechadas contra a dengue
Foto: Divulgação

A prefeitura de Valinhos está intensificando a busca ativa ao mosquito transmissor da dengue em imóveis fechados há vários meses.

Segundo a Vigilância em Zoonoses, o objetivo é detectar possíveis criadouros.

As buscas ativas têm sido realizadas também quando um caso de dengue é confirmado em determinada região, com avaliação do local onde a pessoa mora e monitoramento da disseminação nas redondezas, em um raio de 500 metros, com visita em todos os imóveis.

Se outro morador apresentar sintomas, ele é encaminhado para o exame de sorologia, além de receber as orientações.

Durante as visitas também é realizado o bloqueio e controle de criadouros, que consiste na eliminação de materiais, com água parada junto com o morador, para que ele entenda na prática a importância da prevenção.

Valinhos também iniciou ação de fumacê, que ainda segue na região do Jardim São Marcos.

De 1º de janeiro a 7 de fevereiro, segundo a Vigilância Epidemiológica, foram registrados 266 casos positivos.

Quem tiver sintomas da dengue deve procurar diretamente a Unidade de Pronto-Atendimento para passar por clínico-geral e, a partir da análise do profissional de saúde, realizar o hemograma e teste rápido.

Os sintomas típicos da doença são febre, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas na pele, dor de cabeça e dor no corpo. Os resultados saem, em média, em 24 horas.

Compartilhe

Conteúdos