Balanço mais recente do Ministério do Trabalho, por meio do Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregados) aponta que Campinas teve 2,8 mil vagas abertas no mês de abril passado. Deste total, 2.438 foram no setor de Serviços, o que representa 86,1% do montante.
Ainda segundo informações do governo, o total de vagas abertas em abril passado representa uma alta de 39,2% na comparação com o mesmo mês de 2023, quando o Ministério do Trabalho registrou 2.032 postos de trabalho abertos.
Dentro do segmento de serviços, contratações para serviços de mão de obra terceirizada, manutenção de prédios e serviços de limpeza puxaram a geração de vagas.
Todos os grandes setores analisados pelo Caged tiveram mais contratações do que demissões.
Um outro segmento foi o da Construção Civil. Ao todo, foram criados 228 postos de trabalho com carteira assinada em abril. A área tem sido destaque da geração de empregos neste ano, liderando as contratações em janeiro e fevereiro.
O Caged também traz um perfil das vagas ofertadas e mostra que das 2.829 vagas criadas em abril em Campinas, 1,5 mil delas foram para mulheres e outras 1.314 para homens.
A maioria dos contratados está na faixa etária entre 18 e 24 anos, um total de 1.156. Já com relação a escolaridade, 1.988 são de profissionais com o Ensino Médio Completo.