O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, localizado no distrito de Joaquim Egídio, está fechado para visitação pública até, pelo menos, esta sexta-feira.
De acordo com informações da administração municipal, a decisão foi tomada, nesta terça-feira, por conta dos recentes incêndios no Pico das Cabras, região onde está instalado o observatório, e as condições atmosféricas geradas pelo fogo que comprometem a visibilidade para observações astronômicas, tornando inviável a utilização dos equipamentos. Na sexta-feira, está prevista uma nova avaliação sobre a possível reabertura do local ao público.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Campinas, as condições das estradas de acesso ao observatório foram afetadas, gerando riscos aos visitantes.
A Defesa Civil de Campinas e o Corpo de Bombeiros seguem mobilizados no combate ao incêndio na região. O foco no entorno do observatório foi debelado, mas equipes continuam combatendo o incêndio na divisa de Campinas com Itatiba e com Morungaba. Uma das principais preocupações, agora no final de tarde, é com o aumento do vento e a possibilidade de as chamas se alastrarem.
O helicóptero Águia, da Polícia Militar, também dá apoio na operação e coleta água de um lago próximo do local e joga nas áreas de difícil acesso por terra. Um posto de comando do Corpo de Bombeiros foi montado no Pico das Cabras, próximo ao Observatório Municipal para monitoramento da área.
Ao todo, sete caminhões de água foram disponibilizados para apagar o fogo, sendo cinco da Sanasa (empresa responsável pelo saneamento em Campinas) e dois de uma prestadora de serviço da Prefeitura.
A Defesa Civil informou que ainda não dá para estimar a extensão total de área queimada porque o fogo teve início em outros municípios.
Vídeo: Wesley Justino/EPTV