A Prefeitura de Americana confirmou, na tarde desta quinta-feira (12), a primeira morte do ano por dengue na cidade. Segundo a Administração, a vítima é um homem de 56 anos, que faleceu no dia 6 de janeiro.
Ele morava no bairro Jardim da Paz, apresentava quadro de hipertensão arterial e deu entrada em um hospital particular da cidade.
Balanço de 2025
De acordo com a Prefeitura, Americana registrou 9.136 casos confirmados de dengue no ano passado e 29 mortes.
No período, a administração realizou mais de 252 mil visitas domiciliares de orientação e combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.
De fevereiro a maio de 2025, foram 53.175 imóveis vistoriados, que resultaram na remoção de mais de nove toneladas de materiais considerados de risco para se tornar criadouros do mosquito da dengue.
Sintomas da doença
Dentre os sintomas mais comuns da dengue, é importante ficar atento aos quadros de dor de cabeça intensa, febre alta (maior que 39ºC), náuseas, manchas vermelhas na pele, dores musculares e dor atrás dos olhos.
Depois do terceiro dia, alguns quadros de gravidade incluem dores abdominais intensas, vômito persistente, retenção de líquidos, sangramento do nariz e hemorragia.