CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aulas no Município retornam com mudança para alunos da escola Sylvia Simões Magro

O ano letivo para as escolas municipais de Campinas teve início nesta sexta-feira (6) e o primeiro dia foi voltado para a entrega dos uniformes e kits de material escolar

Aulas no Município retornam com mudança para alunos da escola Sylvia Simões Magro
Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

O ano letivo para as escolas municipais de Campinas teve início nesta sexta-feira (6) e o primeiro dia foi voltado para a entrega dos uniformes e kits de material escolar aos estudantes. Na escola Sylvia Simões Magro, no Jardim Ipaussurama, a novidade foi a reforma da unidade, que está em andamento.

Por isso, durante o período de obras, os estudantes precisaram ser realocados para outra escola na região, a FAC Ouro Verde, no Jardim Morumbi. O trajeto entre uma escola e outra tem cerca de 6 quilômetros.

Apesar da mudança, os pais estavam tranquilos no primeiro dia de aula. A dona de casa Thais Barbosa conta que a reforma é muito esperada.

Laurena Pereira é outra mãe que falou sobre a necessidade da reforma. Ela explica que o comunicado aos pais foi feito com antecedência.

Escola Sylvia Simões Magro  Jardim Ipaussurama
Escola Sylvia Simões Magro, Jardim Ipaussurama, está em reforma.
Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

Em nota, a Secretaria de Educação de Campinas informou que os estudantes matriculados na Sylvia Simões Magro foram transferidos para a FAC Ouro Verde durante o primeiro semestre de 2026, por conta das obras de reforma.

A medida foi adotada garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários. A secretaria está em contato com as famílias desde fevereiro do ano passado para comunicar a mudança provisória.

O investimento na reforma está estimado em R$ 3,47 milhões. A obra inclui troca do telhado, incluindo a instalação de telhas termoacústicas, que reduzem a sensação térmica em pelo menos 6ºc.

Também será feita a substituição da parte elétrica, troca de pisos, substituição de janelas, adequação das rampas de acessibilidade do imóvel, instalação de novo sistema de proteção contra raios, logística e pintura do prédio.

O comunicado informou que a FAC tem infraestrutura adequada para garantir o desenvolvimento das atividades pedagógicas para os 550 alunos matriculados no ensino fundamental.

Aulas no Município retornam com mudança para alunos da escola Sylvia Simões Magro
FAC Ouro Verde fica no no Jardim Morumbi. Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

Segundo a Prefeitura, o ponto de encontro diário é na quadra coberta da Escola Sylvia Magro. Em cada período, a Educação terá oito ônibus à disposição, totalizando 16 veículos, para realizar os trajetos de ida e volta com os estudantes.

Já os cerca de 40 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão transferidos neste período para a Escola Padre Francisco Silva, que também fica próxima. A Secretaria também disponibilizou ônibus para transporte.

Deslocamento longo no ano passado

Depois de encerrarem 2025 enfrentando uma viagem diária de cerca de 50 quilômetros para estudar, os 780 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Leão Vallerié, no Parque Valença 1, em Campinas, voltaram às aulas nesta sexta-feira (6) na unidade já reformada.

Conteúdos