CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Câmara de Campinas vota proposta que libera faixas exclusivas de ônibus para transporte de pessoas com deficiência

A Câmara Municipal de Campinas vota nesta segunda-feira (9), em definitivo, o substitutivo ao projeto de lei 92/22 para permitir o uso das faixas exclusivas para ônibus nas vias urbanas

Câmara de Campinas vota proposta que libera faixas exclusivas de ônibus para transporte de pessoas com deficiência
Foto: Câmara Campinas/Divulgação

A Câmara Municipal de Campinas vota nesta segunda-feira (9), em definitivo, o substitutivo ao projeto de lei 92/22 para permitir o uso das faixas exclusivas para ônibus nas vias urbanas por veículos que transportam pessoas com deficiência.

Além disso, o texto estabelece que todos os veículos poderão utilizar as faixas exclusivas das 22h às 6h, mas com restrição de embarque e desembarque, além da liberação aos táxis em todos os horários.

Segundo a proposta, a ideia é ampliar o acesso às faixas aos veículos que transportam pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA), pessoas com deficiência (física, intelectual ou múltipla) e pessoas com paralisia cerebral.

A 3ª Reunião Ordinária de 2026 será realizada a partir das 18h, no Plenário da Câmara.

Na mesma sessão, os vereadores irão deliberar, também de forma definitiva, o projeto de lei complementar 133/2025, que determina a ampliação de vagas afirmativas oferecidas em concursos municipais.

Segundo o texto, 30% das vagas nos certames passariam a ser reservadas, sendo 25% para pretos ou pardos, 3% para indígenas e 2% para quilombolas. Atualmente, são 20% para pretos e pardos e 5% para pessoas com deficiência.

O texto foi aprovado em 1ª votação na primeira reunião de 2026.

Com a aprovação da medida, os percentuais passarão a ser aplicadas sobre o total de vagas previstas no edital e também sobre colocações que vierem a ser autorizadas durante todo o prazo de validade do concurso ou processo seletivo.

A proposta prevê ainda a publicação, no Diário Oficial do Município, do deferimento ou indeferimento da solicitação para participação nas listas de reserva.

A reunião começa às 18h, na Câmara Municipal.

Conteúdos