Em Campinas, a Avenida das Amoreiras, Av. Nossa Senhora de Fátima, Rua Vital Brasil, Avenida Washington Luiz e a via expressa Waldemar Paschoal são algumas das vias que já contam com os semáforos inteligentes. Atualmente, o município reúne 100 equipamentos, sendo que 27 cruzamentos receberam a tecnologia em 2025.
Câmeras instaladas nos cruzamentos identificam a aproximação dos veículos e o tamanho das filas. Com base nessas informações, o sistema ajusta, em tempo real, o tempo de cada sinal. Na prática, a fase verde fica aberta por mais tempo onde há maior fluxo de carros, garantindo mais fluidez. Se não há veículos passando em determinado sentido, o tempo é reduzido.
Os equipamentos também conseguem identificar a presença de veículos com prioridade, como ambulâncias, dando preferência na liberação do tráfego.
Todos os dados são enviados ao Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte, o CCO da Emdec, que monitora o funcionamento do sistema.
Para que o sistema funcione bem, é preciso que o motorista siga algumas instruções: evitar parar muito antes ou depois da linha de retenção; parar fora da área projetada pelo sistema é a causa mais comum de não detecção. Respeite também o sinal amarelo, ele indica atenção, e não deve ser usado para “ganhar” o cruzamento. O comportamento interfere na segurança e na lógica do funcionamento do sistema.