CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Campinas tem média de dois casos de furto ou roubo de motos por dia

Delegado afirma que o mercado de receptação de peças está por trás do avanço nos números em 2025
Campinas tem média de dois casos de furto ou roubo de motos por dia
Foto: Reprodução/Polícia Militar

Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). No ano passado, foram 817 furtos ou roubos registrados na cidade, um aumento de 5,6% em relação às 773 ocorrências em 2024. 

Segundo a pasta, o crescimento foi impulsionado pelos furtos, que avançaram 15% em 2025. Já os roubos, diminuíram 7,9%. 

Um susto e tanto para quem entra para a estatística, como o motorista por aplicativo Bruno da Silva Queiroz, que teve a moto roubada na segunda-feira (2), no “Balão da Morte“. O caso aconteceu por volta das 06h00, quando Bruno aguardava o semáforo abrir. 

“Eles saíram do carro e falaram: ‘Passa a moto’. Tive que sair, não teve o que fazer. Era o piloto e mais dois, que saíram do carro e me renderam”, conta a vítima.

O mercado de receptação de peças é uma das explicações para o avanço do número de furtos e roubos na metrópole.  

O delegado da Polícia Civil, Elton Costa, faz um apelo para que os motoristas não comprem itens de procedência duvidosa. 

“Os criminosos buscam itens para serem enviados aos mercados ilegais. Eles têm muito interesse em desmanches clandestinos, para que as motos sejam fatiadas em peças e, depois, revendidas por meio de lojas ou sites não credenciados ao Detran. Isso fomenta muito o crime. Então fazemos sempre um reforço grande: que a população pode auxiliar na redução do número desses crimes não buscando esses mercados ilegais”, cobra Costa.

Sobre a moto furtada do Bruno, que contamos no começo da matéria, o veículo foi encontrado horas depois do roubo na Vila Ypê, em Campinas, por uma equipe da Polícia Militar. 

Um suspeito que estava próximo do local e tinha histórico de envolvimento com crimes do mesmo tipo foi preso.  

Outro suspeito que estava em posse do celular da vítima foi preso horas depois. Um terceiro envolvido também foi localizado e preso na sequência. 

Com informações do g1 Campinas e da EPTV Campinas

Conteúdos