CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caramujos africanos preocupam moradores de Campinas na Praça Carlos Gomes

Os moradores de Campinas que frequentam a Praça Carlos Gomes, na região Central da cidade, tem se deparado com frequência com caramujos africanos. Esses animais tem coloração mais escura do

Caramujos africanos preocupam moradores de Campinas na Praça Carlos Gomes
Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

Os moradores de Campinas que frequentam a Praça Carlos Gomes, na região Central da cidade, tem se deparado com frequência com caramujos africanos. Esses animais tem coloração mais escura do que os caracóis nativos brasileiros. Além disso, também são maiores e apresentam uma extremidade mais pontiaguda e com maior número de giros na concha.

A idosa Valdete da Silva visita a praça com frequência e fala sobre o surgimento dos caramujos africanos na época de chuva.

Apesar de parecem inofensivos, eles podem hospedar parasitas e, com isso, transmitir doenças. Segundo o departamento de Vigilância Sanitária do Município, a principal maneira de contrair doenças é pela ingestão dos ovos do caramujo. Eles estão presentes no muco deixado pelos animais em hortaliças e outros alimentos mal higienizados.

O biólogo Marcel Miranda ressalta as principais características que diferenciam a espécie, além dos riscos para saúde.

A infestação por caramujo-gigante-africano tem se tornado uma preocupação crescente em diversas regiões do Brasil e do mundo.

Caramujos africanos
Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

O molusco terrestre tem origem na África Oriental. O animal foi levado para outras partes do mundo para ser usado na alimentação humana, como alternativa ao escargot europeu. Por ser adaptável a diferentes ambientes, ter alta capacidade reprodutiva e a ausência de predadores naturais, a proliferação da espécie ocorreu com facilidade.

O especialista também explicou o que fazer ao encontrar esses animais e qual a forma mais segura para eliminar infestações. O ideal é fazer o manejo – também chamado de catação – usando luvas, realizar esmagamento também do casco e, se possível, enterrar os restos com cal para evitar a contaminação do solo.

A Saúde do Munícipio orienta que, em casos de sintomas como dor abdominal, febre prolongada, falta de apetite, náuseas e vômitos, é preciso procurar com urgência um serviço de saúde.

Sobre a Praça Carlos Gomes, a Prefeitura de Campinas informou, em nota, que o aparecimento de caramujos é comum na época de chuva e cabe à Vigilância orientar a população.

Disse que a Praça recebe manutenção diariamente. O local conta com equipe fixa de limpeza responsável pela varrição, zeladoria e manutenção no geral. Durante a limpeza, quando algum deles é encontrado, é feita a quebra do casco e recolha para posterior descarte de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.

Os moradores que precisarem de mais orientações podem acionar a Vigilância de Zoonoses pelo canal 156 da Prefeitura.

Conteúdos