A chuva contínua que cai desde segunda-feira provocou mudanças no trânsito e fechou parques em Campinas. A Prefeitura manteve fechados os parques das regiões central, leste e sul, como o Bosque dos Jequitibás e a Lagoa do Taquaral.
A Emdec bloqueou a rua General Marcondes Salgado, ao lado do Bosque dos Jequitibás, depois do aumento do volume de chuva. A faixa reversível da rua Coronel Quirino não foi ativada. A orientação para os motoristas é seguir da via expressa Waldemar Paschoal para a avenida Aquidabã. Quem desce a rua Boaventura do Amaral para acessar o Bosque deve fazer o trajeto pela Moraes Salles.
A pista interna da avenida Heitor Penteado, no trecho entre a avenida Almeida Garrett e o balão onde fica o 4º Distrito Policial, também foi fechada. O bloqueio foi feito por prevenção no entorno do Parque Portugal, a Lagoa do Taquaral. Agentes da Emdec orientam os desvios e podem liberar o tráfego de forma pontual se o fluxo aumentar.
As medidas seguem o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil e buscam reduzir o risco de quedas de árvores durante a chuva forte.
Os dados levantados nesta manhã do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas, o Ciiagro, mostraram 6,4 milímetros de chuva na estação do Instituto Agronômico (entre 3h e 7h) e 7,4 milímetros na medição do Campo Grande (entre 2h e 7h)
Cidades próximas também tiveram ocorrências relacionadas ao mau tempo.
Em Jundiaí, a rua cedeu e um muro caiu na Rua Madri. Duas casas foram interditadas. Uma família foi levada para um centro de acolhimento e ninguém ficou ferido. Entre 18h de ontem e 6h de hoje, choveu 23,4 milímetros no município.
Em Mogi Mirim, as chuvas fortes de segunda-feira fecharam uma ponte na rodovia Deputado Nagib Chaib. A estrutura já tinha erosão desde dezembro e a situação piorou com o novo acumulado. O trecho foi sinalizado e equipes de manutenção foram acionadas. Não houve feridos e ninguém precisou sair de casa.