As escolas municipais de Campinas iniciam o ano letivo de 2026 nesta sexta-feira, 6 de fevereiro. Então as ruas, avenidas e rodovias de campinas voltam a movimentação normal encontrada durante todo o ano
A rede municipal tem cerca de 60 mil estudantes em 266 escolas municipais, divididos entre as turmas de educação infantil, ensino fundamental 1 (anos iniciais) e 2 (anos finais) e educação de jovens e adultos (EJA).
Hoje o dia será para entrega de uniformes e dos kits de materiais aos estudantes.
Prefeitura investiu R$ 23 milhões nas compras de kits de uniformes e de materiais escolares, incluindo uma reserva técnica para contemplar, por exemplo, casos de novas matrículas ou turmas se houver a abertura de mais unidades educacionais.
Mas, além disso hoje também é um dia de acolhimento, se fazer aquela recepção para as crianças.
Segundo a prefeitura, As 182 unidades sob gestão exclusiva da Secretaria de Educação foram orientadas a realizar atividades lúdicas e culturais para promover o acolhimento das crianças e adolescentes, a integração da comunidade e o fortalecimento de vínculos socioemocionais.
Esse modelo de volta às aulas é igual nas 84 escolas em que há parceria da Educação com organizações da sociedade civil ou com atividades mantidas por instituições colaboradoras.
Cada uma definiu o próprio calendário para abertura do ano letivo e todas devem cumprir 200 dias letivos conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).