A prefeitura de Hortolândia pediu ao governo federal quase R$ 2 milhões pela Lei de Incentivo à Reciclagem para instalar três novos Pontos de Entrega Voluntária de entulho e materiais recicláveis.
Os equipamentos serão no Jardim Boa Esperança, Jardim São Bento e Jardim Nova Europa. A cidade tem hoje 13 PEVs.
O pedido foi anunciado na quinta-feira passada, durante a entrega de kits escolares em uma escola municipal do Boa Esperança.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o projeto foi bem avaliado no Ministério do Meio Ambiente e está na fase de ajustes. O recurso prevê ainda a compra de 21 caçambas, uma balança eletrônica, um caminhão toco e um equipamento chamado poliguindaste, usado para transportar resíduos até as cooperativas de reciclagem.
A pasta afirma que os novos pontos vão atender áreas onde há registros de descarte irregular e que já tinham sido mapeadas pelo município.
Hortolândia tem uma política de descarte correto que inclui ações de educação ambiental, coleta seletiva em 35 bairros e pontos de entrega de materiais recicláveis e entulho espalhados pela cidade.
As denúncias de descarte irregular podem ser feitas pelo aplicativo Agenda Verde, que mantém o nome do denunciante em sigilo.