CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Indaiatuba, Jundiaí e Piracicaba começam vacinação contra a dengue com a vacina do Butantan

A campanha de vacinação contra a dengue com a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan começa nesta segunda-feira em parte das cidades da região. O imunizante é aplicado em dose única

dengue
Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados

A campanha de vacinação contra a dengue com a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan começa nesta segunda-feira em parte das cidades da região. O imunizante é aplicado em dose única e, neste primeiro momento, será destinado apenas aos profissionais da atenção primária à saúde, que são médicos, enfermeiros, agentes comunitários e agentes de combate a endemias.

Indaiatuba

Indaiatuba inicia a vacinação nesta manhã. A secretaria de saúde recebeu 361 doses, cerca de 45% da quantidade prevista para a primeira etapa. A aplicação começa pelos agentes de combate a endemias e pelos agentes comunitários de saúde e será ampliada de forma gradual para todas as categorias da atenção primária.

A vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com a vacina já disponível na rede segue normalmente. Essa é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses, e está em todas as 17 unidades básicas, de segunda a sexta. O Hospital Dia aplica o imunizante também nos fins de semana e feriados.

Piracicaba

Piracicaba também começa a vacinação hoje, no período da tarde. As doses chegaram na sexta-feira e são distribuídas às unidades ao longo desta segunda. O município também atende apenas os profissionais da rede básica nesta etapa.

Jundiaí

Jundiaí também iniciou a campanha para os profissionais que atuam na atenção primária à saúde. Foram encaminhadas 1.054 doses do imunizante. A estratégia contempla profissionais como médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, odontólogos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e educadores físicos. Também serão imunizados recepcionistas, seguranças, equipes de limpeza e auxiliares. 

Limeira e Campinas

Limeira informou que não inicia a vacinação nesta segunda. Campinas ainda aguarda o recebimento das doses e não definiu data para o início da campanha.

Sumaré

Sumaré recebeu 378 doses na sexta-feira, mas não tem previsão para começar a aplicação. A secretaria de saúde informou que não há expectativa de novos lotes no momento.

São Paulo é o primeiro estado do país a distribuir a Butantan-DV para todos os municípios. O Programa Nacional de Imunizações enviou 99 mil doses para o início da campanha. A expectativa é imunizar 216 mil trabalhadores da rede básica ao longo da ação.

A Butantan-DV é a primeira vacina contra a dengue em dose única com proteção contra os quatro sorotipos do vírus. Estudos feitos ao longo de cinco anos mostraram eficácia geral de 74,7% e mais de 90% contra casos graves. As reações registradas foram, em maioria, leves, como dor no braço e dor de cabeça.

Conteúdos