Todos os anos, sabemos que ao menos quatro dias do calendário ficam reservados ao Carnaval. Mas você sabe por que este feriado existe?
A resposta está em uma tradição secular da Igreja Católica Apostólica Romana, que reserva o período anterior à Quaresma para um momento de introspecção e reflexão. Em latim, o “carne valles”, que significa, “a festa da carne”.
Para os fieis católicos, um dos desdobramentos modernos dessa janela de preparação para a Páscoa são os “retiros” onde os “cordeiros de Deus” se agremiam para orar em memória da Via Crucis, trajeto histórico de Jesus Cristo até a ressurreição. Nos últimos anos, esses eventos ganharam o carinhoso apelido de “rebanhões”.
Hoje, o retiro religioso também inspira outras religiões e crenças a separar alguns dias para a intensificação da fé e o fortalecimento de um propósito de vida, como os fieis da Igreja Batista Ágape também fazem.
No sexto e último episódio da série de reportagens “O Melô da Princesa”, a CBN conversou com fieis católicos e evangélicos de Campinas para conhecer a expectativa pela realização dos retiros religiosos, uma forma diferente de usufruir dos quatro dias de Carnaval.
“O Melô da Princesa” é uma parceria entre a CBN Campinas e o acidade on Campinas, em seis matérias. Reveja todo o conteúdo na aba de Especiais do nosso portal.