O Cemitério da Saudade, em Campinas, recebe neste sábado (7), mais uma edição da visita monitorada “Saudade e Suas Vozes”.
O projeto permite que visitantes conheçam histórias e curiosidades do patrimônio cultural funerário da metrópole, e volta a ser realizado na data em que a necrópole comemora seu 145º aniversário.
O passeio acontece um ano depois de Campinas se tornar a primeira cidade brasileira a instituir o “Dia do Patrimônio Cultural Funerário”, data que busca conscientizar sobre a importância de preservar e cuidar dos espaços dedicados à memória dos mortos.
Algumas das curiosidades apresentadas no passeio incluem as histórias de Francisco Glicério, Mário Gatti e Vieira Bueno.
Condições para participar
O evento é aberto a todos os públicos e não tem restrição de faixa etária. Os menores de idade, no entanto, precisam estar acompanhados ds responsáveis legais.
Os visitantes que se deslocarem até o Cemitério usando automóveis podem estacionar no estacionamento do local.
A organização também orienta o uso de calçados fechados, calça comprida, blusa ou moletom, além de repelente de mosquitos
A participação é gratuita, mas a organização pede que os interessados façam a inscrição no link organizador. Ao todo, o trajeto tem 3,8 quilômetros, percorridos ao longo de duas horas e meia.
Entrada solidária
O passeio “Saudade e Suas Vozes” é gratuito, mas os organizadores estimulam a doação de alimentos, que serão destinados ao Banco de Alimentos de Campinas.
Serviço
“Saudade e Suas Vozes”
Quando: 07/02/2026, às 17h00
Concentração: Monumento da Revolução de 1932, no Cemitério da Saudade – Pç. Voluntários de 32, S/N
Link para inscrições: clique aqui
Entrada Franca
“Saudade e Suas Vozes” é resultado da Lei Aldir Blanc, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.