A região do Ouro Verde vai receber, entre esta quarta e sexta-feira, o quinto mutirão de limpeza do ano feito pela Prefeitura de Campinas. A ação será coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos e vai atender 19 bairros.
As equipes vão trabalhar em praças, canteiros centrais e na retirada de lixo. O mutirão tem participação do Departamento de Parques e Jardins, das administrações regionais e do Departamento de Limpeza Urbana.
Os bairros atendidos serão Vida Nova, Jardim Marajó, Jardim Aeronave, Parque Universitário, Parque Vista Alegre, Jardim Melina, Recanto do Sol, Jardim Planalto de Viracopos, Parque Dom Pedro, Jardim Santo Antônio, Parque Mandela, Jardim Adhemar de Barros, Jardim Xangai e os DICs 1 a 6.
O trabalho vai usar 20 caminhões, 10 máquinas, quatro tratores agrícolas com roçadeiras, 15 tratores giro zero e 150 roçadeiras costais. Cerca de 700 trabalhadores vão atuar no mutirão. As equipes vão limpar bueiros e cortar o mato em praças, parques e canteiros centrais. Dois caminhões do cata-treco também vão circular pelos bairros. Os moradores podem deixar na calçada móveis velhos, galhos, madeira, plástico e outros materiais que não servem mais.
A secretaria destacou que os mutirões ajudam na manutenção dos bairros, mas reforçou que o descarte irregular de lixo prejudica o trabalho e tem alternativas para ser evitado.
Campinas tem coleta de lixo domiciliar em todos os bairros, 16 ecopontos que recebem gratuitamente restos de móveis, resíduos da construção, eletroeletrônicos e recicláveis, além da Usina Recicladora de Materiais e 33 pontos de entrega voluntária em áreas de grande circulação.