As chuvas fortes da madrugada desta quarta-feira levaram o rio Piracicaba ao estado de extravasamento e fizeram a Defesa Civil interditar a Avenida Beira Rio a partir da Rua Rangel Pestana, bloqueando o acesso à Avenida Alidor Pecorari. Não houve desabrigados.
A prefeitura manteve uma força-tarefa em operação, com equipes de obras, infraestrutura, serviços públicos, trânsito, meio ambiente, Guarda Civil, CPFL e Corpo de Bombeiros. O objetivo foi garantir segurança e apoiar as áreas atingidas.
Segundo o Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo (Saisp), às 11h40 o rio Piracicaba atingiu 5,6 metros na área urbana e 4,97 metros em Artemis, ambos em extravasamento. O rio Corumbataí marcou 3,74 metros no ponto de captação, em estado de alerta.
A água ocupou o bolsão da Avenida Alidor Pecorari, próximo ao Restaurante Porto do Sol, que tem nível mais baixo do que a calha do rio e sofre refluxo da água da chuva. Por isso, a via foi bloqueada de forma preventiva. Um trecho da Avenida Jaime Pereira teve poças de água, mas não foi interditado.
O pluviômetro da Defesa Civil registrou 176 milímetros de chuva nos primeiros 11 dias de fevereiro. No ano passado, o mês inteiro teve 123 milímetros. O volume contribuiu para quedas de árvores em oito pontos da cidade nos bairros Centro, Paulista, Jardim Esplanada, Vila Fátima e Vila Resende.
O Horto de Tupi passou por vistoria e ficou fechado nesta quarta e quinta-feira por causa do solo encharcado e do risco de queda de árvores. Uma nova avaliação será feita na sexta.
A Defesa Civil orienta que motoristas e pedestres evitem pontos com histórico de alagamento, como a avenida Armando de Salles Oliveira entre o Terminal Central de Integração e a avenida Independência, a avenida 31 de Março e o cruzamento da rua Gomes Carneiro com a rua Santa Cruz.
Em caso de transbordamento do rio Piracicaba, as áreas mais suscetíveis são Rua do Porto, avenida Beira Rio, Bongue, avenidas Cruzeiro do Sul e Jaime Pereira, além de bairros como Ondas, Algodoal, Ondinhas, São Francisco, Estoril, Jupiá, Gran Park e Ártemis. O rio Corumbataí pode alagar Santa Terezinha, Vila Rios e IAA-Bessy. O ribeirão Piracicamirim pode avançar em Serra Verde, Ipanema, Astúrias, Bosque da Água Branca, Maracanã, Morumbi, Vila Independência e em trechos da avenida Alberto Vollet Sachs.