CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SP sanciona lei que garante sessões de cinema adaptadas para pessoas com autismo

As sessões deverão ter luzes levemente acesas, som reduzido e liberdade para entrar e sair da sala durante o filme.
SP sanciona lei que garante sessões de cinema adaptadas para pessoas com autismo
Foto: Reprodução

O governo de São Paulo sancionou uma lei que obriga as salas de cinema do estado a oferecer, pelo menos uma vez por mês, sessões adaptadas para crianças e adolescentes com autismo e seus familiares. A proposta busca facilitar o acesso desse público ao cinema com condições mais confortáveis.

As sessões deverão ter luzes levemente acesas, som reduzido e liberdade para entrar e sair da sala durante o filme. As salas também terão de sinalizar essas exibições com o símbolo mundial do espectro autista. Os cinemas têm 60 dias para se adequar.

A única parte vetada da lei foi a proibição de propagandas antes do filme, porque esse tipo de regra é competência da União.

A medida se soma a outras ações do Estado ligadas ao atendimento de pessoas com autismo. Entre elas estão o Plano Estadual Integrado, a carteira de identificação da pessoa com TEA e o Centro TEA Paulista, que oferece diagnóstico, acompanhamento e teleatendimento 24 horas.

Outra lei aprovada recentemente tornou obrigatória a implantação de salas de regulação sensorial em shoppings com grande circulação de pessoas.

Conteúdos