CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vacinação contra a dengue começa para profissionais da saúde em Campinas

Uma nova etapa da imunização contra a dengue teve início e, nesta semana, os profissionais da Saúde de Campinas são os primeiros a serem vacinados. De acordo com a Secretaria

Vacinação contra a dengue começa para profissionais da saúde em Campinas
Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

Uma nova etapa da imunização contra a dengue teve início e, nesta semana, os profissionais da Saúde de Campinas são os primeiros a serem vacinados. De acordo com a Secretaria de Saúde, as doses da nova vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, foram recebidas no último sábado (7) e a aplicação começou nesta terça-feira (10).

Segundo a pasta, estão sendo priorizados os profissionais que atuam no combate à doença pelas ruas, como os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).

A enfermeira do Programa de Imunização de Campinas, Cíntia Bastos, falou sobre a nova vacina.

Nesta semana, a vacina contra a dengue fica disponível em seis centros de saúde do município. Na terça-feira (10), estão disponíveis para a imunização o CS Vila Ipê, CS Vila Perseu Leite de Barros e CS Jardim Aurélia. A partir de quarta-feira (11), nos Centros de Saúde Tancredo Neves, Nova América e Jardim Guanabara.

A vacinação contra a dengue é uma forma eficiente diminuir os quadros graves da doença e a consequente necessidade de hospitalização.

Campinas iniciou a aplicação da vacina da Takeda contra a dengue, voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em abril de 2024. Desde então, foram aplicadas mais de 57,3 mil doses do imunizante no município.

A expectativa é que a distribuição da vacina para o público em geral ocorra ainda no segundo semestre deste ano.

A Secretaria da Saúde realizou, até 20 de janeiro, 159.391 visitas a imóveis para controle de criadouros e 9.278 visitas para aplicação de inseticida por nebulização costal. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, até 5 de fevereiro, foram removidas mais de 8,6 mil toneladas de resíduos no município de Campinas.

Conteúdos